segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Jogadores que confessaram participar de manipulação de resultados.

Um Em Cada Dez Jogadores Já Foi Contatado Por Pessoas Que Pretendiam Fraudar Resultados.


Segundo o Fifpro, sindicato internacional de jogadores, em estudo divulgado no início deste ano,11,9% dos jogadores foi abordado por uma pessoa interessada em manipular o resultado de uma partida. São inúmeros os casos. A própria FIFA considera impossível acabar com essa prática. O futebol italiano é atormentado por esses escândalos. A Juventus, em 2006, chegou a ser rebaixada por estar envolvida na manipulação de resultados. Também vem da Itália um exemplo inusitado. O zagueiro Simone Farina, em 2011, que defendia o modesto Gubbio da segunda divisão italiana, foi premiado com a convocação para a seleção por sua honestidade. Farina denunciou à polícia que recebeu a oferta de 200 mil euros para participar da fraude no jogo contra o Cesena.
 
A seguir alguns jogadores que confessaram participar de manipulação de resultados.
Fabian O´Neill
Em que clubes jogou? Nacional (URU), Cagliari (ITA), Juventus (ITA), Perugia (ITA).
Onde ocorreu a fraude? No Campeonato Italiano. O jogador afirmou ter disputado várias partidas manipuladas. Ele citou um jogo no qual era o capitão do Cagliari, clube que defendeu de 1996 a 2000. O empate salvaria ambas as equipes do rebaixamento. A partida terminou 2x2. Fabian contou que havia sinais previamente combinados entre os jogadores: "Se, no centro campo, eu levantasse as duas mãos, o jogo era arranjado, mas se levantava uma só, não tinha armação".
José Joelson Inácio
Em que clubes jogou? Apenas em clubes italianos; Atalanta, Pavia, Albinoleffe, Regina, Pisa, Grosseto, Benevento, Cremonese, Pergocrema e Siena.
Onde ocorreu a fraude? Quando atuava pelo Grosseto em 2009 e 2010, pela segunda divisão italiana. José Inácio chegou a intermediar uma negociação - oferta recusada pelo também brasileiro Ângelo, na época goleiro do Ancona. Em outra ocasião, José Inácio aceitou o suborno de 20 mil euros. O combinado era a vitória do Reggina por 2 ou mais gols. Quando entrou em campo, o placar apontava 2x0 para o adversário, o resultado "ideal". Porém, segundo o jogador, ele se arrependeu durante a partida e não cumpriu o acordo. Marcou um gol e melou os planos. Ele e os outros envolvidos tiveram de devolver o dinheiro.
Andrea Masiello
Em que clubes jogou? Lucchese, Juventus, Avellino, Siena, Genova, Bari e Atalanta.
Onde ocorreu a fraude? No Campeonato Italiano de 2011. Na partida entre Bari e Lecce, o jogador marcou propositadamente um gol contra. O jogo terminou 2x0 a favor do Lecce, resultado que salvou o clube do rebaixamento. O Bari, time de Masiello, já estava rebaixado.
Le Quoc Vuong e Truong Tan Hay
Jogadores da seleção do Vietnã.
Onde ocorreu a fraude? Na partida contra a seleção de Mianmar (antiga Birmânia), em 2005, em Manila, capital das Filipinas. Ambos aceitaram suborno para vencer o jogo pela diferença mínima. Vuong foi condenado a seis anos de prisão e Tan Hay, a três. Os dois confessaram o envolvimento e pediram perdão. Por organizar a armação, Le Quoc Vuong teve uma punição maior, além de levar uma multa de US$ de 30 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário